sábado, 18 de junho de 2011

A crítica ao catolicismo e sua influência na sociedade



  Não me interessa a sua religião, tratarei você unicamente e exclusivamente pelo seu caráter. Talvez essa frase dificilmente será dita por autoridades do catolicismo ou por real seguidores dessa crença. A religião católica é a mais disseminada no mundo, porém, a maioria dos seus seguidores a seguem á risca, ou seja, vão a igreja, e seguem alguns ideais, porém, deixam a desejar em muitas regras impostas pela igreja. Com isso, eu chego à seguinte pergunta, qual é o sentido de seguir uma religião se não for para segui-la totalmente? É a mesma coisa de você trabalhar em um lugar, sem obedecer às regras impostas por ele. Quero dizer, as pessoas deveriam entender que o mundo está cheio de pessoas seguem uma religião pela metade, fragmentando assim as sociedades. Todas as pessoas têm o direito de seguir algum tipo de doutrina, filosofia ou religião, não podendo assim, haver qualquer tipo de preconceito em relação à crença ou religião.


   No decorrer da história, a igreja católica sempre teve influência nas sociedades, no governo (muitas vezes exclusivamente pela igreja), e de um modo geral, implantada na cultura de muitos países principalmente do ocidente. Porém, poucos sabem que por trás dessa religião que tanto insiste em mostrar uma imagem bonita para a população, há muito interesse político e econômico, corrupção, muitas atitudes ridículas, feitas por pessoas que se dizem santos e livres de pecados. Muitos nomes importantes da igreja católica têm o típico pensamento capitalista, o qual possui objetivos como dinheiro, fama, popularidade, e status na sociedade. O pior, é que essas pessoas alcançam tais objetivos encima de pessoas ingênuas que, principalmente por uma questão histórica e familiar, se aderem à religião na esperança de serem salvos, e, mesmo sendo informados sobre as crueldades e atos do catolicismo no decorrer da história, ainda continuam com a crença, acreditando que a igreja de antes não é mais a mesma de antes, não sabendo eles, que as atitudes são as mesmas, eles somente se adaptaram a nova sociedade moderna, escondendo de seus seguidores todas as suas reais intenções perante o mundo.
   O meu interesse não é mudar a religião ou crença de ninguém, o meu interesse é fazer com que as pessoas, principalmente os católicos, a repensar nos seus conceitos sobre religião, muitas das propostas das igrejas católicas, condenam as outras religiões, o que é absurdamente errado, afinal, sempre haverá crenças diferentes, e o mínimo que nós podemos fazer, é respeitar. Porque você não tem o direito de discriminar uma pessoa, somente pela crença dela, ou de sua família. Cada um sabe no que acredita e mesmo que não acreditamos em tal coisa, não devemos ter uma imagem ruim dessa pessoa, porque assim como você, ela é livre para escolher no que acreditar.

Religiões em alguns casos definem caráter, porém não devem ser confundidos na hora do tratamento de alguma pessoa. Afinal, Quem é você para julgar alguém pelo que ela é ou escolhe ser?

Um comentário:

  1. Não sei quem é o escritor, ou seja, qual a sua formação, especialidade, sua intenção nessa postagem, se o seu interesse era fazer uma crítica aprofundada ou não, etc. Uma coisa é certa, o texto é muito limitado, primário, para falar a verdade, nem sei se chega a isso. Se apresentasse essa fala e esses argumentos em uma discussão com um paroquiano qualquer, seria envergonhado completamente.

    ResponderExcluir